Um condomínio pode ser uma ótima alternativa para se morar com a família. No entanto, a maior concentração de pessoas atrai outros perigos. E a integração entre condomínios para gerar maior segurança pode ser essencial para o bem estar da comunidade.

Se você reside em uma região com muitos condomínios em volta iniciar uma associação de condomínios e vizinhos é uma excelente opção para manter o local sob constante monitoramento e o mais livre possível de ameaças.

Como promover a integração entre condomínios para gerar maior segurança?

Viver em um condomínio é diferente de viver em uma casa isolada e, embora algumas dicas de segurança sejam as mesmas, há algumas diferenças que devem ser tratadas para manter maior segurança:

– Promova debates com os vizinhos para discutir ações de segurança nos condomínios, na rua dos condomínios e no seu bairro. Estabeleça um plano de ação conjunto. Compartilhem as experiências.

– Use redes sociais: troque contatos com os condôminos da região; mantenham-se sempre informados de tudo que acontece em volta; cooperem para manter os espaços mais iluminados e monitorados; atuem de forma coletiva em suas atividades do dia a dia.

– Elaborem coletivamente normas de emergência. Procedimentos simples que deverão ser tomados em situações de risco e insegurança: avisar sobre pessoas e comportamentos estranhos; alinhar a comunicação entre as portarias; determinar o que fazer em caso de assaltos e outras situações de risco.

– Se organizem para cobrar do Poder Público melhorias que podem gerar maior segurança no condomínio: melhoria na iluminação; solicitação de patrulhas na região; monitoramento por câmeras da região. Esta união eleva o poder de convencimento.

Sempre é bom ressaltar que nenhum morador  ou colaborador dos condomínios devem tomar qualquer atitude por conta própria em caso de perigo. As autoridades devem ser sempre notificadas o mais rápido possível.

– Divulgue na região que todos estão organizados e atentos às ameaças. Uma regra básica de segurança é mostrar que o local é protegido.

A troca de informações entre condomínios pode ser a melhor solução!

Promovendo encontros que auxiliem no reconhecimento da região, dos moradores e dos acessos aos espaços, se torna mais simples organizar os fatores de segurança do local. Criar um grupo do WhatsApp que permita que todos os responsáveis estejam sempre atualizados é uma ótima solução.

Em espaços onde se preza pela segurança pequenas ações que podem mudar todo o cenário: sempre manter a garagem fechada; não permanecer em excesso nas áreas externas; orientar porteiros para não permitir a entrada sem identificação e um propósito.

Condomínios integrados conseguem resolver pequenos problemas que afetam a segurança com maior rapidez e eficiência, otimizando a segurança e o bem estar dos moradores.

Realize a integração entre condomínios para gerar maior segurança com dicas básicas de senso comunitário e torne sua região mais segura. Estar sempre em contato e atualizado sobre seus espaços é a melhor forma de prevenção.