O controle financeiro é parte integrante, obrigatória, de qualquer gestão eficiente de empresa. Mas infelizmente nem sempre esse controle é feito de maneira correta, o que muitas vezes tem consequências desastrosas, podendo levar o negócio à falência. O Fluxo de Caixa exerce esse controle nas finanças e ajuda a manter o negócio sustentável.

A primeira coisa a ser avaliada é a saúde financeira da empresa, ou seja, se a empresa apresenta um lucro sustentável. Isso significa verificar se há lucro mensal, independente das épocas sazonais nas quais normalmente há alteração nas vendas. Esse é o lucro que dá previsibilidade e segurança nos resultados da empresa. Nesse ponto a conta é simples, subtrair o valor dos custos mensais do valor do faturamento bruto, mas mesmo assim é difícil de realizar, pois exige organização da empresa.

O SCON-V2 é um sistema especializado em condomínios que pode ajudá-lo a organizar financeiramente seu condomínio e a manter a saúde financeira. Visite o site e conheça esta solução com baixo investimento e o melhor custo x benefício do mercado.

O que é Fluxo de Caixa?

É uma ferramenta de controle financeiro, que acompanha de perto as movimentações de entrada e saída de valores da empresa, durante um determinado período. É um instrumento bastante simples em sua utilização e muito útil no auxílio de tomada de decisões financeiras, já que a visualização dos recursos é bastante clara, sendo possível antecipar problemas e realocar valores quando necessário.

Qual é a importância do Fluxo de Caixa?

Após descobrir o que é o fluxo de caixa, fica fácil responder essa pergunta. O Fluxo de Caixa auxilia no controle financeiro de uma empresa, que por sua vez, é essencial para o crescimento e continuidade do negócio.

Como o Fluxo de Caixa ajuda a empresa?

  • Gerenciamento de gastos

Quando acompanhamos os gastos da empresa, facilmente podemos identificar aqueles que são desnecessários, ou que estão comprometendo o orçamento mensal. Dessa forma atitudes para sanar o desperdício podem ser tomadas rapidamente, impedindo que o problema se agrave.

  • Controle de Entradas e Saídas

O Fluxo de Caixa registra todas as entradas e saídas de valores da empresa, discriminando o ato. Dessa forma você consegue visualizar seu faturamento assim como seus gastos, perceber rapidamente oscilações nas receitas e despesas, identificando suas causas. Outra vantagem do controle é evitar a possível ocorrência de fraudes financeiras.

  • Planejamento Financeiro

Com o registro constante do Fluxo de Caixa, após um período, será possível realizar projeções financeiras e planejar os próximos passos da empresa. Com esse histórico é possível fazer previsões de receita, despesas e investimentos em períodos de tempo, antecipando impactos, muitas vezes causados pela sazonalidade (mudanças que influenciam uma empresa, normalmente causadas por clima ou datas especiais).

Com uma análise bem feita, é possível identificar o melhor momento para investir em novos equipamentos, repor estoques, fazendo com que esses investimentos ocorram em conjunto com o período de entrada de valores no caixa da empresa, evitando que a empresa fique descapitalizada.

  • Ajuda a tomada de decisões importantes

Todas as empresas geram situações em que seus donos precisam tomar difíceis decisões, e muitas vezes a principal dúvida envolve questões financeiras. Com as contas sendo acompanhadas de perto, você terá facilidade para avaliar se tem condições de arcar com mais despesas, ou em que setor você pode diminuir os gastos.

Como criar o seu Fluxo de Caixa eficiente?

A primeira informação importante é que será preciso estabelecer uma cultura de planejamento e apoio entre os setores da sua empresa. Será preciso uma parceria entre o setor financeiro e as demais áreas para que o registro, verificação e análise de dados sejam facilitadas.

O primeiro passo para iniciar um Fluxo de Caixa é fazer um inventário da empresa, com todos os custos fixos, variáveis, receitas em caixa, receitas a receber, investimentos, expansões, enfim, tudo relacionado à vida financeira da empresa.

Mas ainda há quem prefira manter o caderninho antigo onde são anotados à mão todos os recebimentos e gastos do dia. Independente da forma escolhida, o importante é organizar em períodos, frequentemente mensais, nos quais serão anotadas todas as informações, inclusive previsões de pagamentos feitos a prazo.

Para melhorar a gestão de seu condomínio, conheça o SCON-V2, sistema especializado em condomínios que pode ajudá-lo a organizar financeiramente seu condomínio e a manter a saúde financeira.

Agora que você já conhece a importância de manter um controle de Fluxo de Caixa da sua empresa, não perca mais tempo e coloque em pratica seus conhecimentos ou procure ajuda de um especialista da área.