Independentemente do local escolhido, qualquer morador deseja viver e dormir em paz no que diz respeito à segurança. E para isto é fundamental conhecer alguns hábitos que melhoram a segurança nos condomínios.

Com pequenas mudanças nos hábitos diários a segurança vai se tornar um assunto cada vez menos importante nas reuniões de condomínio.

Conheça os hábitos que melhoram a segurança nos condomínios, aplique-as diariamente e evite deixar facilidades para pessoas mal intencionadas.

Quais são os hábitos que melhoram a segurança nos condomínios?

Livrar-se de pequenos descuidos e negligências, pode reduzir as chances de qualquer incidente que ponha em risco o bem estar e a segurança de qualquer morador, especialmente se eles tornarem parte do processo:

– Evite permanecer muito tempo nas áreas externas ao condomínio sem necessidade, principalmente permanecer na portaria com o portão aberto.

– Verifique sempre se a porta de entrada do condomínio fechou ao entrar ou sair. Fechaduras e molas de fechamento devem ser ajustadas com frequência e podem falhar, mantendo a portaria aberta.

– Evite deixar o portão da garagem aberto, especialmente em espaços onde seu funcionamento não seja automático. No meio tempo entre entrar e estacionar existe a chance de alguém não autorizado entrar no condomínio, fique sempre atento.

– Invista em profissionais treinados para a portaria – as rotinas de segurança devem estar bem estabelecidas e cumpridas. É primordial que todos sejam identificados ao acessar o condomínio.

– Crie uma cartilha de hábitos seguros e compartilhe com os moradores. Condomínios funcionam em comunidade e todos devem estar trabalhando por um mesmo propósito para que os resultados sejam alcançados.

– Aposte em equipamentos de segurança eletrônica e certifique-se de sempre conferir seu funcionamento e registros. Se preciso, treine funcionários que ficarão responsáveis por serem vigilantes de movimentações fora do normal e de suas devidas providências.

– Para aplicar hábitos que melhoram a segurança nos condomínios, faça reuniões periódicas para reforçar e melhorar os procedimentos de segurança.

– Tente fomentar o habito de contratar empresas e pessoas com boas referências e se possível, verifique seus antecedentes. Ter controle de quem fica o dia todo circulando pelo local é importante para assegurar a segurança de todos.

– Estabeleça procedimentos de emergência para que situações inesperadas possam ser tratadas de forma rápida e eficiente.

– Peça aos moradores que não deixem suas chaves com desconhecidos ou até mesmo com funcionários, minimizando a chance de dessabores.

Uma boa alternativa para melhorar a segurança em sua comunidade é realizar a integração entre condomínios para gerar maior segurança.

A comunicação é peça chave neste processo!

Mantendo uma boa comunicação entre todos as chances de que os procedimentos básicos não sejam seguidos fica cada vez menor. Com o tempo, um morador pode acabar por alertar o outro sem a necessidade de intervenção da administração.

Com a implementação de hábitos que melhoram a segurança nos condomínios e boa comunicação, a segurança do condomínio se torna prioridade de todos e algo a ser continuamente monitorado. Especifique suas demandas e faça-as valer!